AGREGADOS



Agregados são um material granular adequado para a utilização no betão, podendo ser natural, artificial ou reciclado. Os agregados devem ter uma forma e dimensão proporcional, resistência às forças, adequadas propriedades térmicas e adequadas propriedades químicas relativas ao ligante e às ações exteriores e devem estar isentos de substâncias prejudiciais.


Tipos de Agregados:

- Naturais (areias, britas, godos)
- Reciclados (resultam da trituração do betão endurecido)
- Artificiais (argila e xisto expandido - resultam do aquecimento de determinadas rochas; escórias de alto forno - obtido pela combinação da ganga dos minérios de metais com fundentes e cinzas de carvão; cinzas volantes - resíduos que resultam da queima do carvão e são arrastados pelos gases de combustão das centrais térmicas)





Minerais indesejáveis que existem em algumas rochas:

- sulfuretos, gesso, anidrite,
- óxidos de ferro,
- minerais argilosos.

 

Classificação segundo a densidade:

  • Leve (massa volúmica < 2000 kg/m3)
  • Normal (2000 < massa volúmica < 3000kg/m3)
  • Pesado (massa volúmica > 3000kg/m3)




Classificação segundo a baridade:

  • Ultra leve (baridade < 300kg/m3); ex:. poliesterino expandido, perlite expandido, vidro expandido. --> aplica-se no betão, com a função de isolamento térmico.
  • Leve (300 < baridade < 1200kg/m3); ex:. argila expandida, xisto expandido, escórias de alto forno expandido, cinzas volantes. --> com função de isolamento térmico, resistência, diminuição do peso próprio.
  • Denso (1200 < baridade < 1600kg/m3); ex:. areia, godo e rocha britada. --> com função de resistência.
  • Extradenso (baridade > 1700kg/m3); ex:. limonite, magnetite, barite. --> com função de proteção contra as radiações atómicas e com funções resistentes.
  
  1. Baridade representa o peso de uma unidade de volume aparente do material, volume que engloba o volume das partículas e o espaço entre elas.

Ensaios dos agregados:

- Granulometria
- Equivalente de areia 
- Índice de angularidade
- Ensaio de cubicidade 




FIM!

Share on Google Plus

0 comentários: