GESSO



Gesso é um conjunto de ligantes simples constituído por sulfato de cálcio mais ou menos hidratados e sulfatos anidro de cálcio obtidos por desidratação e cozedura da Pedra de Gesso ou Gesso Bruto.
O gesso encontra-se abundantemente na natureza, em terrenos sedimentares, apresentando-se sob a forma de Anidrite (CaSO4) ou Pedra de Gesso (CaSO4.2H2O).

Figura 1. Pedra de Gesso

 

A Pedra de Gesso ou Gesso Bruto é extraído de gesseiras e constituídos por sulfato de cálcio desidratado (CaSO4.2H2O) podendo conter impurezas como silica, aluminia, óxido de ferro, carbonatos de cálcio e magnésio. 

Existem dois processos para extrair a Pedra de Gesso:
- Céu aberto - Processo utilizado sempre que o jazigo se encontra a pouca profundidade e coberto por uma pequena camada de terreno vegetal ou sedimentar. 

Extração a Céu Aberto

- Galerias - Utilizadas quando o jazigo se encontra coberto por uma grossa camada de terreno sedimentar, não sendo possível a sua remoção.


A Pedra de Gesso se submetida a tratamento térmico em fornos especiais dá origem a compostos diversos, mais ou menos hidratados e com propriedades diferentes, de acordo com a temperatura de cozedura.

  • Entre 130 a 160 º C dá origem ao gesso de Paris, gesso para estuque, gesso calcinado (CaSO4.1/2H2O)
  • Entre 170 a 280 º C obtém-se a anidrite solúvel - CaSO4 de presa rápida (gesso rápido) transformando-se em CaSO4.1/2H2O em presença de água.

  • Entre 400 a 600 º C forma-se anidrite insolúvel, não reage com água, não ganha presa.

 



  • Cerca de 1100 º C forma-se gesso para pavimentos, que é uma anidrite de presa lenta. O gesso para pavimentos necessita de pouca água de amassadura e após endurecimento apresenta maior resistência e dureza e menor porosidade e sensibilidade à água do que o gesso de Paris. É pouco usado porque exige temperaturas elevadas de cozedura. Embora a presa demora cerca de 5 horas, é possível reduzi-la para 30 minutos utilizando aceleradores (ex: sulfato de alumínio).


 

 

 

 

 

 

 Presa e Endurecimento:

Os sulfatos de cálcio semi-hidratado e anidro, em presença de água reconstituem rapidamente o sulfato bi-hidratado, isto é, o gesso bruto como reação inversa ao seu fabrico.

CaSO4.1/2H2O + 3/2 H2O --> CaSO4.2H2O

CaSO4.1/2H2O
CaSO4.2H2O

 

Esta reação é fortemente exotérmica e expansiva, formando-se uma fina malha de cristais em forma de longas agulhas que se interpenetram dando coesão ao conjunto.
As caracteristicas mais notáveis de gesso é que a presa se faz com o aumento de volume, o que tem vantagens quando se trata do enchimento de moldes, porque deixam de haver falhas dentro  dos moldes. Há também que salientar que o acabamento do gesso é muito perfeito. Por estas razões, o gesso é muitas vezes usado como ornamentações delicadas aos tetos e paredes.
Depois da presa o gesso continua a endurecer num processo que pode durar semanas.

Figura 2. Endurecimento do gesso

A Presa e o Endurecimento depende dos seguintes fatores:
- natureza dos compostos desidratados originados pela temperatura e tempo do tratamento térmico sofrido,
- finura, (quanto mais moído, maior será a superfície especifica, logo maior é a superfície exposta à hidratação, pelo que a presa será mais rápida para uma mesma quantidade de água)
- presença de impurezas (atrasam a presa e endurecimento)
- presença de adjuvantes (ex:. aceleradores ou retardadores de presa (cola, gelatina, serrim fino de madeira) - os retardadores atrasam a presa, aumentam a resistência e diminuem a porosidade),
- quantidade de água de amassadura (influencia o tempo de presa, de endurecimento, a resistência e a porosidade) ex: se usar a quantidade mínima de água, a presa é rápida, mas torna-se dificil de manusear, é portanto pouco trabalhavel. 
Quanto maior for a quantidade de água na amassadura, maior é o tempo de presa, porque leva mais tempo a atingir a saturação e mais tarde para se dar a cristalização (formação de cristais que constituem um sistema rigido).

Quanto maior for a relação a/g, maior é o tempo de presa, menor é a resistência mecânica e maior é a porosidade.


Resistência Mecânica:
A resistência mecânica do gesso após presa dependa da quantidade de água embebida, presente na rede porosa e que não foi necessária para a formação de CaSO4.2H2O. Os cristais formados são solúveis na água pelo que se o gesso após presa é mantido num ambiente saturado, praticamente não endurece.
Se o gesso após presa é conservado num ambiente não saturado, vai endurecendo à medida que a àgua embebida evapora e a resistência vai aumentando. Por exemplo:. ao ar livre a uma humidade relativa média, a resistência ao gesso pode duplicar entre o 1º e o 7º dia após a amassadura.

Figura 3. Humidade e Resistência mecânica


Mesmo depois de seco, a resistência à compressão pode reduzir a 1/4 ou a 1/6 se for embebido em água. O gesso não resiste à humidade e acaba mesmo por apodrecer nessas condições, só se utilizado no exterior, em climas secos.

Figura 4. Resistências média em provetes secos e saturados de gesso de construção conservados 28 dias em ar seco.



Trabalhabilidade: 
Uma argamassa de gesso com a relação água/gesso (A/G) conveniente passa por um estado plástico com uma duração variável (função do gesso usado). Este estado plástico possibilita aplicar o gesso no revestimento de paredes e tectos, em motivos decorativos e de adorno. Actualmente é muito aplicado em pré-fabricados e em massas de estucar.

Consistência: 
Esta propriedade tem muita influência na resistência final, no rendimento do material, no tempo de presa, na porosidade e na durabilidade. A consistência pode ser regulada pela relação A/G, dentro de certos limites.

Durabilidade: 
A durabilidade dos elementos feitos de gesso pode ser bastante elevada, principalmente em aplicações de interior.  A durabilidade pode ser confirmada pelos imensos monumentos do nosso património, com milhares de anos, que chegaram aos nossos dias em perfeitas condições.

Aderência:  
A argamassa de gesso adere a bastantes materiais de construção (aço, vidro, cartão, pedra, cimento, tijolos, poliuretano, etc.) e após a presa formam um conjunto intimamente ligado. A aderência é melhor se a superfície não for muito lisa.


 

Gesso vs Betão
A resistência mecânica do gesso depende não só da água de amassadura, mas também do estado de embebição, isto é, da quantidade de água contida na rede porosa. No betão a resistência mecânica depende sobretudo da água de amassadura e não diminui com o aumento da água de embebição, pelo contrário, irá aumentar com a continuação do processo de hidratação do cimento.
No caso do gesso a resistência à compressão é cerca de 3/4 vezes superior à resistencia à tracção. Enquanto que no betão este factor é cerca de 10.

   

Principais Vantagens
- Económico (para o seu fabrico é necessário entre 80 a 90 Kg de carvão enquanto que para o cimento são necessários 300 Kg)
- Bom acabamento
- Bom isolamento térmico e acústico
- Resistência ao fogo (esta é elevada pois, no inicio, o calor é dispensado na desidratação do gesso).

 

Principais Desvantagens
- Dissolve-se 5 vezes mais na água salgada do que na água doce
- Corrói o ferro e o aço
- Má aderência a superficies lisas, sobretudo a madeira, pelo que se desenvolveu técnicas apropriadas para evitar este inconveniente, o estuque e o estafe
- Não resiste à água (só ode ser utilizada em ambientes húmidos se for protegido com uma tinta impermeável)

   

Principais Aplicações
- Estuque
,
só é utilizado em obras de reabilitação, consiste no revestimento de paredes, tectos e outros superfícies rebocadas de estruturas de edificios feito com pasta de gesso para estuque (gesso calcinado a cerca de 140ºC e misturada com cal ou outro rebocador). O estuque é colocado entre e sobre fasquias de madeira dispostas de modo a permitir melhor aderência.
- Estafe
, placas pré-fabricada de 1 a 2 cm de espessura, constituídos por gesso, armadas com fibras vegetais(estopa, linho) dispersas que conferem maior resistência à flexão. Estas placas são aparafusadas aos barrotes com intervalo de 1m. Os parafusos não podem ser de aço.
- Peças pré-fabricadas

- Gesso cartonado, placas de gesso prensado entre duas folhas de cartão
- Gesso prensado, placas de gesso prensado

Figura 5 e 6. Estuque e Estafe

 

Gesso Cartonado

 

 

FIM!

Share on Google Plus

1 comentário:

  1. Olá Joana,você poderia me informar até quantos gaus positivos,uma placa de Gesso Rosa pode suportar e por quanto tempo.
    grato

    ResponderEliminar