ADITIVOS


   A adição é um material inorgânico, finamente dividido, que pode ser adicionado ao betão (durante a amassadura) com a finalidade de melhorar certas propriedades ou adquirir propriedades especiais que não possua. Existem dois tipos de adições:  

  • Tipo I: são adições quase inertes, exemplos: filer calcário.
  • Tipo II: são adições hidráulicas latentes, exemplos: pozolanas, cinzas volantes, sílica de fumo.
Adições do Tipo I
O filer calcário é um material proveniente da rocha calcaria, com teor de carbonato de calcário muito elevado, cerca de 75%, e é finamente moído por moagem. Normalmente o fíler calcário apresenta uma finura superior à finura dos cimentos correntes.
Não tem propriedades ligantes, e por isso deve ser devidamente formulado na mistura para conferir maior coesão à mistura no estado fresco e maior impermeabilidade à água no estado endurecido. Tem também uma função de aumento de volume da pasta nas misturas, sendo útil para aumentar a coesão da pasta em betão mais fluído.
Os fileres calcários podem melhorar a hidratação do cimento Portland na medida em que funcionam como centros de nucleação das reacções.

Adições do Tipo II
Um material com propriedades hidráulicas latentes é um material que permite a formação de silicatos e aluminatos de cálcio hidratados, isto é, são verdadeiros cimentos, mas reagem com lentidão quando usados isoladamente, portanto não têm aplicação pratica. A activação é feita, quando e junta soda, cal, silicato de sódio ou cimento Portland, pois o pH sobe para um valor de 12, activando as reacções de hidratação das escórias. A hidratação do cimento produz uma grande quantidade de hidróxido de cálcio. 
Podem ser:

Escórias de alto forno; é um subproduto do fabrico de ferro fundido, constituído por cal, sílica e alumina, que se encontram no estado vítreo.. É um material que é obtido pela combinação de ganga dos minérios dos metais com fundentes e cinzas de carvão, que quando arrefecidos bruscamente e finamente moídos adquirem propriedades ligantes.

Pozolanas; são produtos naturais ou artificiais constituídos por sílica e alumina. Apesar de não terem propriedades aglomerantes e hidráulicas (por si só), contêm constituintes que se combinam na presença de água e a temperaturas normais, com o hidróxido de cálcio para formarem produtos resistentes como os C-S-H (silicatos hidratados de cálcio).
As vantagens de usar o cimento Pozolânico são que estes têm baixo calor de hidratação e permite refinar a estrutura porosa por consumo do hidróxido de cálcio proveniente da hidratação do clínquer.

Cinzas volantes; é um resíduo da queima do carvão que é arrastado nos gases de combustão das centrais térmicas. Em Portugal é obtido nas centrais térmicas de Sines e Pego.
Existem dois tipos de cinzas volantes, a Cinza volante siliciosa que é constituída essencialmente por sílica e alumina com baixo teor de oxido de calcário reactivo (<10%). E a Cinza volante calcaria que é constituída por sílica, alumina e com um elevado teor de oxido de calcário reactivo(>10%)

Silica de fumo; é um subproduto da preparação do silício ou de ligas de silício, especialmente ferro-silicio. Provem da redução do quartzo de elevada pureza com carvão em fornos de arco eléctrico (T=2000ºC)
Não deve ser usada em % elevada em relação à quantidade de cimento pois pode produzir microfissuração a longo prazo.
A sílica de forno reage muito rapidamente com o Ca(OH)2 para formar C-S-H. Só é usada em Betões de Alto desempenho


Share on Google Plus

2 comentários: