UTOPIA


UTOPIA é a realização do sonho de uma empresa portuguesa de desenvolvimento de software, a PLAKO, que ambicionou, estar sediada num espaço com o menor impacto possível para o meio ambiente, através de técnicas sustentáveis. Para isso foram reutilizados cerca de 2 000 pneus com terra, para fazer as paredes da nova sede, que vão ser preenchidas com argamassa, cal, areia e cerca de 11 000 latas de refrigerante usadas. A obra deverá estar concluída no final do trimestre de 2016.
Esta ideia surgiu em 2010, na altura a Plako estaria sediada no centro de Braga, no meio da confusão, um lugar onde se sentia o cheiro a tubo de escapes, complementado com uma bela banda sonora de buzinas e a agitação típica a que o centro de uma cidade tem direito. E nessa altura aperceberam-se da necessidade de mudar de instalações, de uma zona urbana para uma zona rural, um sítio que conferisse maior tranquilidade aos seus trabalhadores.



Para a criação deste projeto, a PLAKO, conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, bem como a Universidade do Minho e a Quercus.


A nova sede estará localizada em Águas Santas, junto ao rio Cávado, na Póvoa de Lanhoso, no meio de um terreno com mais de um hectare da região do Minho.

Para a construção do complexo de escritórios, usou-se uma técnica de construção (EARTHSHIP) desenvolvida na década de 70, pelo eco-arquiteto americano Michael Reynolds. Todo o edifício ficará suspenso no ar através de 34 pilares para facilitar a circulação do ar, melhorar a eficiência energética das instalações, e reduzir a impermeabilização dos solos.


O tecto será construído por meio do recurso a vigas e tábuas de madeira, com um coberto vegetal no topo do mesmo. Ao nível dos acabamentos o edifício irá contar com um revestimento em cortiça no exterior e reboco à base de argila para as paredes interiores.


Este projeto não se preocupa apenas com as técnicas de construção, mas também com a toda envolvência do edifício. Pretende satisfazer grande parte das necessidades da cantina a partir de uma estufa onde estão a ser criados legumes para consumo.



O edifício será rodeado por uma mancha de árvores de espécies autóctones de folha caduca, que será devidamente respeitado e protegido.

Para atingir o objetivo de impacto zero no ambiente, a empresa, está também a prever a reutilização das águas pluviais para rega, o aquecimento de águas a partir da energia solar, microgeração, reciclagem e domótica.



Conheça um pouco mais do projeto: http://utopia.plako.net/

Share on Google Plus

3 comentários:

  1. Os teus Artigos são bem interessantes, sou estudante Angolano de Engenharia Civil e têm ajudado no meu conhecimento.
    Parabéns..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Aniceto Jurbel. Desejo-lhe o maior sucesso na área.
      Cumprimentos

      Eliminar