TINTAS E VERNIZES



Tinta é uma composição pigmentada líquida, pastosa ou sólida que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície é convertível ao fim de um certo tempo numa película sólida e opaca.
Verniz é uma composição não pigmentada líquida, pastosa ou sólida, que quando aplicada em camada fina sobre superfície apropriada, é convertível numa pelicula sólida, contínua, transparente ou translucida e mais ou menos dura.

CONSTITUINTES DAS TINTAS:

Pigmentos – podem ser naturais ou sintéticos, sendo os naturais obtidos a partir de moagem e peneiração de terra, óxidos metálicos.
Cargas – são corantes, introduzidos para baixar os custos de fabrico. Facilitam a aplicação, melhoram a qualidade da tinta, durabilidade e conferem propriedades isolantes, resistência ao fogo, antiderrapante. Podem ser naturais ou artificiais. Exs:. Mica, talco, carbonato de cálcio.
Ligantes (veiculo fixo) – são responsáveis pela formação da filmagem que garante a continuidade do revestimento e podem ser:
- Convertíveis – convertem em polímeros por reacções de solventes, após a aplicação no suporte (ex: resinas epoxídicas, silicone, alquidicas e aminicas)
- Não convertíveis – os polímeros encontram-se dispersos em solução num meio que evapora após aplicação (ex: resinas celulósicas, borracha clorada, resinas venilicas e acrílicas)
(Veiculo volátil) – a função é a de dissolver o ligante e modificar a viscosidade da tinta bem como o tempo de secagem (ex: água, aguarrás, acetona)

CLASSIFICAÇÃO DAS TINTAS E VERNIZES:
Primárias:
Primárias alquidicas – protecção anticorrisiva de metais ferrosos e não ferrosos.
Primárias anti-alcalinas – aplicação em paredes interiores e exteriores revestidas com reboco. Serve para manter a alcalinidade das paredes.
Subcapas: Para aplicação em madeira.
Acabamento:
Massas Plasticas – Interior – Reboco normal ou betão.
Tintas Plásticas – Exterior e Interior – Reboco tradicional de argamassa, madeira e aço.
Tintas texturadas  (areia) – Exterior e Interior – Reboco.
Esmalte – Interior e Exterior – Com brilhos e lacagens.
Verniz Satinado – Interior – Acabamento de superfície de madeira.
Verniz claro – Interior e Exterior – Acabamento em superfície de madeira.
Share on Google Plus

0 comentários: